Morar no interior ou na capital – Qual é o melhor para mim?

Morar no interior ou na capital?

Você está com essa dúvida no momento?

Ou pensa em fazer uma mudança no futuro, mas ainda não sabe qual a melhor decisão?

Morar no interior e na capital tem as suas vantagens e desvantagens, por isso é fundamental fazer uma boa analise para ver em qual dessas duas opções a sua situação se encaixa.

Por isso decidimos criar esse artigo e te ajudar a tomar a melhor decisão possível sobre essa questão.

Imagem Freepik - Morar no interior ou na capital - Qual é o melhor para mim?
Imagem Freepik – Morar no interior ou na capital – Qual é o melhor para mim?

Vantagens de morar no interior

Sabemos que as cidades do interior são bem mais tranquilas, tem o ar mais puro e no geral são mais voltadas para a natureza.

A vida no interior tem bem menos estresse do que na capital, apesar que algumas cidades maiores do interior proporciona isso.

Os custos de vida também são bem mais baixos como alimentação, moradia (tanto aluguel como compra de imóvel), vestuário, serviços públicos em geral.

As relações pessoais também são bem mais fortes e íntimas pelo contato ser mais acessível com as pessoas em cidades menores.

E o melhor, o contato direto com a natureza é bem mais próximo do que na capital, proporcionando uma qualidade de vida e saúde bem melhor.

Desvantagens de morar no interior

O lado negativo de morar no interior é mais sobre carreira profissional.

Pois uma pessoa que almeja buscas constantes no mercado de trabalho poderia ter grandes dificuldades caso more no interior devido a limitação profissional na região.

Outra situação que poderia prejudicar é para quem gosta de sair e se divertir constantemente.

A falta de entretenimento nessas cidades pequenas poderia não ser uma boa opção para quem ama um cinema, parque de diversões, shopping, etc.

Os transportes também são bem mais limitados em cidades do interior, como um ônibus que pode demorar a passar.

As ruas também costumam não estar nas melhores condições possíveis.

Lembrando que tudo isso depende da cidade, pois tem cidades no interior que são bem pequenas e outras bem maiores que podem ter condições melhores que as citadas acima.

Vantagens de morar nas capitais ou grandes cidades

As oportunidades de emprego nas grandes cidades são bem maiores do que no interior.

Tanto é que as capitais possuem as maiores populações do país, pois o motivo principal é a migração de pessoas buscando por novas oportunidades de trabalho que faltam no interior.

Nessas regiões de superpopulação integra grandes multinacionais e empresas gigantescas que necessitam de muitos trabalhadores para os seus inúmeros setores.

Para quem gosta de lazer, de festa, diversão no geral, as capitais e grandes cidades também ajudam nesse quesito por possuírem numerosos entretenimentos como cinemas, restaurantes, bares, shoppings, teatros, parques de diversões, etc.

A variedade de transportes públicos como avião, trem, metrô e ônibus também não se compara, as opções são bem mais amplas.

Desvantagens de morar nas capitais ou grandes cidades

Morar em capitais ou nas grandes cidades também tem seu lado bem negativo.

O emocional é atingido de forma direta gerando muito estresse, pressão e outros males como dores de cabeça, dores no corpo e vários outros problemas de saúde.

Isso tudo devido ao barulho urbano como de construção, dos meios de transportes, congestionamento de pessoas e veículos, o tempo que leva para chegar em casa ou no trabalho, etc.

Algumas pessoas podem não aguentar todo esse ritmo acelerado dentro das capitais ou cidades grandes.

Outro ponto das desvantagens de morar nas capitais é o custo de vida bastante elevado tanto para moradias, alimentação, pagamento de contas, etc.

A poluição é uma das maiores desvantagens que tem, pois a emissão de fumaça, gases e combustível através das grandes indústrias e dos meios de transportes como carros afeta diretamente a qualidade de vida e a saúde das pessoas.

Considerações finais sobre morar no interior ou na capital

A decisão de morar no interior ou na capital vai depender das circunstâncias e desejos de cada pessoa.

Se a pessoa deseja ter uma carreira profissional e financeiramente mais estável e ativa, é uma melhor opção morar em uma cidade que ofereça isso.

Também se ela gosta de entretenimento regular, morar em uma cidade grande ou capital seja a melhor solução.

Mas agora se ela quer ter uma melhor qualidade de vida, ter mais saudável, tranquilidade, paz e se conectar mais com a natureza, a melhor opção é o interior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.