Como cuidar de orquídeas em casa? 7 dicas mestres na prática
Você ama e sabe como cuidar de orquídeas? Sabia que existe orquídea de até 6 metros e que as orquídeas são consideradas símbolo da beleza feminina?
Encontradas em todo o planeta, as orquídeas são cultivadas por colecionadores devido a sua beleza e variação de espécies e cores.
Elas também são cultivadas para fins medicinais, pois elas tem uma ação poderosa na pele ajudando no combate contra o envelhecimento, rugas e linhas de expressão.
São flores muito elegantes, que podem ser bem cultivadas em casa, jardins e floriculturas, sendo que algumas espécies valem muito dinheiro.
Se você quiser cuidar de orquídeas em casa, siga esse passo a passo com algumas dicas simples de cuidado.
Dessa forma elas vão se manter saudáveis e florescendo dia após dia com a sua variedade de tonalidades de cores e espécies.
1 – Luz e temperatura ideais
Em primeiro lugar para cuidar de orquídeas, você deve analisar se a luz e a temperatura estão ideais.
O padrão de temperatura para orquídeas é entre 15ºC e 29ºC e 12ºC a 15ºC durante a noite.
É bom evitar variações muito rápidas de temperaturas e correntes de ar para não atrapalhar o desenvolvimento das orquídeas, assim elas vão florescer saudavelmente.
Também é importante que as orquídeas estejam em um ambiente bem localizado para receber luz solar de uma forma mais leve e indireta e não de forma muito direta e agressiva.
2 – Regue corretamente
As orquídeas são plantas fortes e resistentes, e elas gostam de solo úmido, mas não demais.
O ideal é regá-las pelo menos uma vez por semana, mas vai depender muito das condições do solo.
As vezes ele é muito seco, frio e assim a umidade vai embora mais rapidamente, sendo que é importante conhecer bem o solo onde a orquídea está plantada.
Outros pontos a serem observados é o ambiente e a temperatura, pois também podem influenciar na quantidade de vezes que a orquídea deve ser regada.
3 – Drene bem o solo
Ter um solo bem drenado é dar mais saúde para as suas orquídeas e não prejudicá-las, principalmente as suas raízes, pelo excesso de umidade que pode ter no solo.
Adicione materiais leves e permeáveis, como bark de bétula, pedaços de casca de pinheiro, esfagno e perlite, pois isso ajuda na drenagem do vaso ou do solo das orquídeas.
É importante deixar o solo da orquídea mais leve para ela crescer e florescer linda e saudavelmente.
4 – Utilize fertilizantes
Utilize fertilizantes adequados, balanceados e diluídos pela metade, de acordo com a espécie de orquídea que você está cuidando.
Pesquise o fertilizante ideal para a sua espécie de orquídea e de acordo com as instruções use da forma correta nas orquídeas.
Sempre regue antes de fertilizá-la a cada 15 dias nas estações verão e primavera e evite fertilizar no inverno.
Também não coloque o fertilizante de forma direta no colo da orquídea.
5 – Pode com cuidado
Podar partes da orquídea que não se desenvolve mais é sempre uma boa ideia para manter a saúde e consequentemente aumentar a sua vida.
Isso vai estimular o crescimento de novas e saudáveis partes da planta como novas raízes e flores ao cortar o caule.
Outras partes da orquídea que serão beneficiadas é a produção de novas flores lindas ao remover as flores mortas, além de manter uma boa saúde da planta ao podar as folhas murchas e raízes mortas.
6 – Não se esqueça do transplante
A cada 1 ou 2 anos é bom transplantar as orquídeas para terem melhores condições de cultivo, pois o local onde ela estão plantadas, com o tempo vai se deteriorando, prejudicando a sua saúde fazendo com que ela perca os seus nutrientes.
Você deve remover a planta do seu plantio, limpar as suas raízes e plantá-la novamente em um local fresco e apropriado, seja em um vaso, jardim ou floricultura.
O melhor momento para transplantar é logo após a floração, mas verifique a saúde da planta antes de fazer qualquer mudança.
7 – Acabe com as pragas
Assim como qualquer planta, as orquídeas também sofrem desse mal, as pragas.
Elas podem pegar ácaros, pulgões, traças, mofo e ter podridão da raiz.
Por isso quando isso acontecer pesquise bem e as trate com pesticida ou fungicida apropriado para a espécie de orquídea.
Além disso, cuide higienicamente da orquídea mantendo-a sempre limpa.
Remova as suas partes podres ou mortas como folhas e flores murchas, podando-as, evitando também regar o topo delas.
Conclusão sobre como cuidar de orquídeas
Se seguir o passo a passo direitinho, você saberá como cuidar de orquídeas em sua própria casa, além de que depois você sentirá uma sensação de gratidão por cuidar de flores tão belas e exóticas.
Se você seguir todas essas dicas, passo a passo, você terá orquídeas lindas por vários anos.
As orquídeas são flores encantadoras e você pode cultivá-las de uma forma bem fácil no quintal, sendo em um jardim ou em um recipiente mesmo.
Pingback: Horta suspensa - Como fazer uma em casa? - RevistaWeb