7 tipos de artesanato – O 5º é o mais procurado disparado
Quais tipos de artesanato você faz ou gostaria de fazer?
O artesanato é mais do que um passo tempo e do que um ganha pão para muitos, visto que o ramo gira quase R$ 30 bilhões por ano.
Artesanato é arte como o próprio início do nome diz e não é para qualquer um. E para ser um artesão de verdade tem que ter o dom, habilidades únicas com as mãos e técnicas necessárias para criar suas obras de artes através da matéria prima.
Existem várias atividades de artesanatos, cada uma com a sua simplicidade e criatividade elevando cada vez mais a inteligência de quem está criando as suas obras primas.
Nesse artigos vamos trazer 7 tipos de artesanato super populares e que nunca ficam em baixa, e o 5º sempre está em alta.
Artesanato é vida
Além do ganho de vida que o artesanato pode trazer, por exemplo, na crise da covid 19 em 2021, ele salvou a vida de muitas pessoas que perderam os seus empregos, o trabalho também ajuda na saúde mental e por consequência física.
Ele deixa a pessoa mais confiante, menos ansiosa, menos estressada e em paz. Melhora também a cognição, criatividade, inteligência, concentração, pois a pessoa exercita a mente de forma profunda.
Vamos ver 7 tipos de artesanato e pense em qual encaixaria mais em seu perfil.
1 – Bordado
Bordado é um dos tipos de artesanato mais trabalhado que existe.
Ele é feito através de técnicas de fios com agulha e linha, sendo mais utilizado as técnicas como ponto cruz, ponto russo e outras, isso até se tornar um desenho.
O bordado faz parte da cultura de toda a história humana, pois em praticamente todas as épocas e lugares tem registro dessa arte manual.
É uma arte meticulosa que eleva o mais alto grau da concentração e tornando o trabalho praticamente impecável.
Ele é um calmante, reduz o estresse e a ansiedade trazendo paz mental. O ideal é fazer umas três vezes por semana, como se fosse uma terapia.
2 – Tricô
O tricô é outra técnica de artesanato muito popular que também ajuda muito a ter paz mental e é muito bem vista também como uma terapia.
Assim como o bordado, o tricô ajuda no poder da autoestima, na redução do estresse e da ansiedade, é uma verdadeira benção em forma de arte.
Utilizando duas agulhas e de uma forma geral a lã, forma-se um tecido elástico e resistente excepcional e único que diferencia de outros.
3 – Artesanato de madeira
Assim como os demais tipos de artesanato, o de madeira não fica atrás com relação a saúde mental e no estímulo da criatividade e da autoestima.
Além disso, esse mercado está em alta, gerando muito emprego em oficinas onde é produzido com abundância os móveis rústicos.
Outros tipos de comércios do ramo também emprega muitas pessoas, principalmente adolescentes, girando bilhões de reais na economia.
Trabalhar nesse ramo ainda contribui muito para o meio ambiente, pois aproveita restos de madeiras das grandes fábricas criando pequenas peças de decoração.
4 – Artesanato com reciclagem
A reciclagem assim como o artesanato de madeira é transformar o que não é mais útil para as pessoas em benefícios.
Elimina o lixo aliviando a carga do meio ambiente criando diversos utensílios e objetos como artigos de decoração, brinquedos, sapatos e até vestimentas de garrafa pet.
Quem trabalha com reciclagem também sente um grande bem estar, tem paz mental e outros benefícios emocionais como os demais tipos de artesanato.
Pois trabalham com a mente criando produtos vantajosos cujos matérias primas foram retiradas do lixo.
5 – Crochê
A única diferença é que o crochê utiliza apenas uma agulha com gancho na ponta e o tricô são duas agulhas, sendo que as suas pontas são agudas.
De resto, ambos artesanatos são movidos a arte e técnicas de criação produzindo materiais lindos e resistentes, porém o crochê é um pouco mais diversificado que o tricô.
O manuseio repetitivo com as mãos causa uma sensação de prazer e paz trazendo um grande bem estar.
Existem vários tipos de crochês como o de grampo que é utilizado para tecer uma peça de metal.
Também tem crochê peruano, irlandês, e outros, cada um com as suas variações e diversificações determinadas pelas suas histórias.
6 – Bijuterias
Geralmente feito de metal e outros materiais de pouco valor, as bijuterias também movimentam uma quantia considerável no mercado brasileiro chegando a mais de meio milhão de reais.
Mas essas semijoias como anéis, brincos, pulseiras, colares, etc, são produzidas por artesãos cheios de habilidades.
Eles derivam da satisfação da criação dessas artes, pois também causam uma ótima saúde mental.
7 – Cerâmica
A confecção das peças de cerâmica é muito popular em nosso país onde recebem os mais variados tons e perfis criativos.
Existem milhares de opções para a modelagem e a pintura de um vaso ou outro produto.
Isso transforma a obra de arte em uma peça única. Geralmente os sentimentos, gostos e a personalidade como um todo são transmitidos para a peça.
Não é novidade sentir uma emoção de paz e tranquilidade ao fazer esse tipo de artesanato, pois é uma terapia.