Como abrir um negócio lucrativo em uma cidade pequena?

Você tem alvo de abrir um negócio e pensa em abrir em uma pequena cidade? É um desejo de muitas pessoas, porque a concorrência nas cidades grandes estão cada vez maiores e a qualidade de vida também não está lá essas coisas.

Pode ser abrir um negócio em uma cidade pequena seja mais simples, menos burocrático do que em uma cidade maior e ainda tenha menos concorrência e mais lucro.

Então vamos analisar nesse artigo tudo o que envolve abrir um negócio em uma cidade pequena.

Como abrir um negócio lucrativo em uma cidade pequena?
Imagem Canva – Como abrir um negócio lucrativo em uma cidade pequena?

As pequenas e micro empresas são a espinha dorsal da economia brasileira. Eles representam em torno de 60% de todos os empregos no país e são responsáveis por 30% do PIB.

A grande maioria desses negócios são pequenas operações familiares que operam nas pequenas cidades. Embora essas empresas possam ser pequenas, elas não são de forma alguma insignificantes. Na verdade, muitos desses negócios estão prosperando e lucrando.

Aqui estão alguns tipos de negócios que estão lucrando em algumas cidades pequenas do país.

  1. Serviços: salões de beleza, lavanderias, mecânicos, etc.
  1. Restaurantes: devido aos aluguéis mais baixos e à falta de concorrência, os restaurantes podem ser muito lucrativos em cidades pequenas.
  1. Varejo: pequenas empresas que vendem produtos como roupas, celulares, cosméticos, etc, geralmente se dão bem em cidades menores porque há menos concorrência do que nas cidades maiores.
  1. Venda por atacado: empresas que compram produtos de fabricantes e os vendem a varejistas, também podem se dar bem em pequenas cidades, pois há menos concorrência do que nas grandes cidades.

4 coisas importantes para ter em mente antes de abrir um negócio

Há algumas coisas que você deve ter em mente antes de abrir um negócio em uma pequena cidade:

1 – A primeira é que a concorrência geralmente é menos acirrada do que nas grandes cidades, então é bem possível você fechar negócios com varejistas ou prestadores de serviços locais.

2 – Em segundo lugar, as pessoas dessas cidades menores têm maior probabilidade de serem clientes fiéis, podem perdoar pequenos erros, sendo mais flexíveis, além de serem menos exigentes e burocráticos confiando mais nas palavras e menos em contratos.

3 – Em terceiro lugar, essas comunidades menores geralmente têm recursos limitados, nesse caso, as empresas precisam ser bem criativas, trabalhando bem o seu marketing e também serem mais flexíveis com seus preços do que nas cidades maiores, pois os consumidores brasileiros tendem a esperar bons negócios, por isso é importante oferecer a eles algo atraente..

4 – E por fim, é importante construir relacionamentos sólidos com os clientes locais, manter um bom contato e conhecê-los bem, pois eles terão mais chances de retornar se sentirem que tem participação pessoal em seu sucesso e apoiarão sua empresa a longo prazo. Assim, construir uma base de clientes fiéis é indispensável para a vida do seu negócio.

Uma dica extra pra você fazer a sua empresa mais bem-sucedida em uma cidade pequena é manter os seus custos indiretos mais baixos possíveis como alugar um espaço em uma área de menor custo e usar materiais e mão de obra acessíveis. E claro, ser mais flexível com seus preços.

Se quiser um guia completo de dicas para atrair clientes e crescer o seu negócio, acesse esse outro artigo.

Dicas para abrir um negócio em uma cidade pequena

Vamos ver algumas dicas que podem fazer o seu negócio prosperar em uma cidade pequena regiões prosperar:

1 – Mantenha seus preços razoáveis

Como já falamos e não é novidade, preços flexíveis atraem clientes e em cidades pequenas, as pessoas geralmente procuram um bom negócio, então você é importante manter os preços mais baixos.

2 – Conheça seus clientes

É importante dedicar um tempo para conhecer seus clientes e entender suas necessidades. Dessa forma, você poderá atendê-los melhor e construir
relacionamentos duradouros com eles.

3 – Mantenha-se ativo na comunidade

Uma das melhores maneiras de se conectar com seus clientes é se manter ativo na comunidade e participar de eventos locais. Dessa forma, eles verão você como parte integrante de sua comunidade e terão maior probabilidade de fazer negócios com você.

4 – Negocie da forma correta e cumpra suas promessas

Nas pequenas comunidades ou até áreas rurais, há pouca concorrência e é mais provável que as pessoas façam negócios com aqueles que conhecem e confiam.

Os negócios podem ser feitos de forma rápida e fácil, pois as partes geralmente estão em contato mais pessoal, sendo que esses relacionamentos são fundamentais para negociar da forma correta.

Depois que o negócio estiver sacramentado, cumpra o que prometeu ao seu cliente para não ser visto como alguém sem credibilidade ou até golpista.

Uma vez que não cumprir o que prometeu, a sua “fama” pode se espalhar rapidamente pela pequena cidade, e acabar com o seu negócio.

Como começar um negócio em uma pequena cidade?

O Brasil é um país enorme com muitas regiões diferentes, cada uma com seus próprios costumes e cultura empresarial.

Se você está pensando em começar um negócio em uma pequena cidade no Brasil, siga esse passo a passo:

1 – Faça sua pesquisa

Pesquise alguma cidade pequena, seja pela internet ou através de conhecidos e logo após chegar a conclusão, pergunte-se:

  • Será que o meu modelo de negócios se encaixa nessa cidade?
  • Vou conseguir fazer o meu negócio prosperar nessa região?
  • Quais são os pontos fortes e fracos dessa cidade?
  • O meu negócio vai conseguir suprir a carência da região?
  • Meu negócio tem muita concorrência na comunidade?

Cada região do Brasil tem sua própria cultura de negócios e a maneira de fazer as coisas. Certifique-se de fazer sua pesquisa, compreender as leis, costumes locais e responder as suas perguntas antes de iniciar seu negócio na cidade que escolher.

2 – Conheça os habitantes locais

Construir relacionamentos com empresas e os habitantes da região é fundamental para o sucesso em uma cidade pequena. Envolva-se na comunidade e participe de eventos locais para conhecer pessoas e aprender sobre a cultura e a economia da região.

3 – Ofereça algo único

Em uma cidade pequena, provavelmente já existem várias empresas oferecendo os mesmos produtos ou serviços que você. Para ter sucesso, você
precisará oferecer algo único, diferente e raro que chame a atenção das pessoas.

4 – Esteja preparado para a concorrência

Mesmo sendo uma cidade pequena, não subestime o nível de concorrência que você enfrentará de outros proprietários de empresas. Certifique-se de ter um plano de negócios bem sólido e uma estratégia de preços competitiva para se manter à frente da concorrência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.