Crochê – Um negócio lucrativo e um passatempo prazeroso
O crochê é considerado um passatempo onde muitas pessoas, principalmente mulheres, criam vários tipos de itens como roupas, tapetes, bolsas, cobertores, almofadas, decoração doméstica, cortinas, colchas, etc.
O crochê pode ser feito com uma grande variedade de fios e linhas onde é feito um tecido que entrelaça laços de fio ou linha utilizando uma agulha de crochê.
É uma técnica que se for treinada corretamente não é difícil de aprender podendo se tornar tanto um passatempo como um negócio lucrativo.
Esse tipo de artesanato existe há vários séculos e nunca saiu de moda, pois hoje milhões de pessoas utilizam esse método pelo mundo inteiro.
Fácil de aprender
Muitas pessoas acham que é muito difícil aprender a fazer crochê, encaram como uma atividade muito inacessível.
Mas a realidade é totalmente outra, pois com apenas alguns pontos básicos você pode começar a fazer peças incríveis como um quadrado de vovó, tapete, manta ou um simples pano de prato.
Você pode aprender a fazer crochê em casa mesmo e de graça, pois existem vários tutorias pela internet, especificamente no Youtube, pode comprar também um curso online ou fazer um curso presencial em sua cidade.
Comece a criar peças e itens mais simples como os já mencionados e com o tempo à medida que vai treinando, adquirindo mais experiência e confiança, avance para peças mais complexas.
Os principais pontos do crochê
É através dos pontos formados com uma agulha e fio que originam as peças do crochê.
Existem vários pontos que são exclusivos para formar peças únicas de crochê e aqui vamos abordar 7 desses principais pontos.
Ponto baixo (pb)
O ponto baixo é um ponto básico sendo mais curto e compacto e origina a base para outros pontos mais complexos.
Por serem pontos muito fechados, a base da peça fica bastante resistente, sendo que esse ponto é utilizado para peças como o tapete.
Ele também cria uma textura mais densa e uniforme
Ponto alto (pa)
O ponto alto é mais aberto do que o ponto baixo e geralmente produz peças mais maleáveis.
O seu ponto aberto produz uma grande variedade de peças de crochê como os tapetes por exemplo.
Sendo um dos pontos mais comuns do crochê, ele é utilizado de maneira constante para a criação de texturas e padrões.
Ponto baixíssimo (pbx)
O ponto baixíssimo é um ponto curto e apertado utilizado para finalizar, fechar peças e fileiras e reforçar bordas.Ele cria um acabamento firme e limpo, sendo um ponto invisível que gera mais segurança para a peça.
Ponto correntinha (corr)
Sendo uma base para outros pontos e também criador de espaçamento entre outros pontos, o ponto correntinha é simples e rápido estando presente em praticamente todas as peças de crochê.
Ponto pipoca
Usado como ponto decorativo, o ponto pipoca cria pequenas bolhinhas na superfície da peça que está sendo criada para decorar o objeto com belas texturas e dimensão.
Ponto fantasia
É todo o ponto decorativo que existe dentro do crochê, abrange infinitos pontos como ponto concha, ponto leque, ponto aranha, e vários outros, criando padrões e texturas bem desenhados.
Ponto tunisiano
O ponto tunisiano é um estilo de crochê mais variado, onde é feito um tecido mais espesso e firme.
Possui uma agulha longa com um cabo onde os pontos são trabalhados sempre de forma padronizadas, ida e volta.
Relaxante e descontraído
O crochê ajuda no aumento da autoestima, pois quando você planeja, cria e finaliza algum projeto maior como cobertor, manta, sapatinhos de bebê, sua confiança e gratidão se eleva.
Além da autoestima, o crochê também é terapêutico, pois a repetição dos movimentos dos pontos traz tranquilidade, paz e conforto para a mente.
Versátil
O crochê é um tipo de artesanato muito versátil, tendo uma ampla variedade de fios e linhas, algodão delicato e lã volumosa, diferentes cores e padrões.
Isso tudo ajuda a criar uma grande versatilidade de estilos e texturas, tornando as peças personalizadas e únicas.
Comece hoje mesmo
Não é necessário começar com muita coisa, com poucos materiais você já pode entrar no mundo do crochê.
Você vai precisar apenas de:
- Agulhas
- Linhas
- Tesoura
- Fita métrica
Se você não tiver todo esse material em casa, facilmente você consegue comprar em alguma loja em sua cidade.
Então hoje mesmo você já pode começar a criar as suas lindas peças de crochê e seguir alguns bons tutoriais que tem na internet.
Você pode criar peças para colocar em sua própria casa ou dar de presente.
A criatividade do crochê resulta em uma amostra da sua personalidade, ou seja, esse tipo de artesanato te ajuda a se conhecer mais.
Ganhar dinheiro em casa com crochê
Quem quiser fazer com que esse hobby se torne a sua principal fonte de renda é bem possível.
Você pode ganhar dinheiro trabalhando em casa com crochê de diversas maneiras.
Vamos citar alguns exemplos:
Vender produtos
Você pode criar e vender os seus próprios produtos de crochê como roupas, tapetes, acessórios, colchas, brinquedos e objetos para a casa toda.
Busque nesse mundo do crochê um nicho específico como por exemplo produtos para bebês para ter um maior destaque no mercado.
Vender produtos personalizados
Além da venda de produtos comuns de crochê, você também pode se especializar em criações personalizadas onde um cliente pode fazer pedidos específicos que inclui produtos com cores e tamanhos exclusivos.
Criar cursos online
No momento você está iniciando a fazer esse tipo de artesanato, mas com o tempo se você realmente gostar do ramo, você irá se especializar e naturalmente vai querer compartilhar o seu conhecimento com outras pessoas, ajudando-as a aprender sobre essa arte também.
Pode criar tutoriais em plataformas como o Youtube, TikTok, Instagram e divulgar o seu trabalho e também vender seu conhecimento em outras plataformas.
Participar de feiras e eventos de artesanatos
Participar de feiras ou eventos de artesanatos em sua região é uma excelente ideia para você expandir os seus contatos e conseguir mais clientes.
Quanto mais regular você for nesses eventos, mais conhecido e conectado com o mundo do crochê você ficará.
Vender seus padrões de crochê
Crie e venda os seus próprios padrões ou gráficos de crochê pela internet ou de forma presencial nas feiras ou eventos de artesanatos.
Tem pessoas que desejam criar os seus próprios produtos de crochê e para isso você pode vender os seus próprios modelos criativos padronizados de crochê.
Ensinar em workshops e dar aulas presenciais
Expanda o seu conhecimento sobre crochê participando de workshops de forma presencial.
Dessa forma você irá conhecer várias pessoas com o mesmo intuito que você e compartilhar resultados e habilidades.
Considerações finais sobre Crochê
O crochê é um artesanato magnífico que só traz benefícios para aqueles que praticam essa arte.
É uma excelente ideia experimentar esse passatempo e quem sabe até torná-lo o seu modelo de negócios.
Não é uma tarefa complicada de aprender e tem muita versatilidade, e além disso você pode relaxar, distrair e conectar com várias pessoas.