Mercado Imobiliário 2023 – Vale a pena investir?
Já pensou em investir no mercado imobiliário agora em 2023?
As pessoas estão buscando formas seguras para investir o seu dinheiro e que a longo prazo possam gerar uma boa rentabilidade dando-lhe segurança financeira pelo resto da vida.
E uma dessas formas que é muito tradicional e sustentável é o mercado imobiliário que tem atraído cada vez mais investidores.
Vamos ver as razões pelas quais o mercado imobiliário é uma das melhores formas de investimento seguro.
Rentabilidade a longo prazo no mercado imobiliário
O mercado imobiliário é uma forma de investimento muito segura, pois os imóveis como casas, apartamentos, terrenos, etc, possuem a tendência de valorização no mercado mesmo com oscilações da economia.
Isso acontece devido a necessidade de moradia, pois mesmo com as crises, as pessoas necessitam de um lugar para morar comprando ou alugando um imóvel.
Comparando com as ações, tipos de fundos e outras formas de investimentos que sofrem muitas variações, o mercado imobiliário é bem mais seguro e estável além de oferecer uma das mais elevadas rentabilidades a longo prazo.
Outra forma de gerar uma alta lucratividade com imóveis é através do aluguel, pois uma grande parte das pessoas não tem condições de comprar uma casa ou apartamento e dessa forma alugam um imóvel.
Risco baixo
Em comparação a outros tipos de investimentos como ações, o mercado imobiliário possui riscos bem abaixo.
Isso acontece devido a sua previsibilidade de valores no mercado com poucas mudanças em seus valores, diferentemente do mercado de ações onde sofre muitas oscilações.
É claro que não é 100% garantido de sucesso investir no mercado imobiliário, pois pode ocorrer algumas variações em seus valores, mesmo que essa possibilidade seja menor.
Além disso, um ponto importante a destacar é não investir o dinheiro que você tem contado para o investimento no mercado imobiliário que está em sua reserva financeira.
Pois se acontecer algum imprevisto e você precisar do dinheiro, vai levar um certo tempo para vender o imóvel e conseguir a reserva, dessa forma você pode precisar até vender o imóvel mais barato, perdendo dinheiro.
Mas se você tiver um dinheiro extra de segurança, com certeza vale a pena investir no mercado imobiliário pela sua segurança e baixíssimo risco.
Diversificação do portifólio
Evite colocar todo o seu investimento financeiro em apenas um tipo de mercado, pois isso seria um risco.
A famosa frase, ” O seguro morreu de velho” se encaixa perfeitamente nesse ponto devido ao risco de perder o todo o seu investimento, por mais que o risco realmente seja baixo.
Use de contingência e diversifique a sua carteira de portifólio em vários tipos de ativos como ações, títulos e imóveis e dessa forma você terá um aumento de rentabilidade a longo prazo.
O investimento em imóveis vão te dar uma segurança maior, enquanto o investimento em outros tipos de ativos mais arrojados como mercado de ações podem ser um risco maior, porém você terá uma segurança maior devido a diversificação de portifólio de investimentos.
Valorização do imóvel
Geralmente os imóveis elevam o seu valor com o tempo e isso torna o mercado do setor mais atrativo.
Em áreas nas cidades com pontos populares como supermercados, farmácias, shoppings, dentre outros, os imóveis ficam ainda mais em evidência e mais valorizados.
Geralmente a valorização do mercado imobiliário é maior do que a inflação que é uma das maiores dores de cabeça dos investidores, o que não acontece em outros tipos de investimentos.
Isso significa que o investidor pode ter uma segurança a mais para investir em imóveis e obter retornos muito lucrativos.
Fluxo de caixa constante
É fundamental o investidor ter um fluxo de caixa constante para lidar com despesas como manutenção, hipoteca e impostos de seus imóveis.
E para isso é necessário criar uma renda de caixa de forma segura para cobrir todas as despesas dos imóveis.
Investir em aluguel é uma excelente ideia para cumprir com todas essas obrigações com relação aos imóveis e ainda gerar uma boa renda líquida.
Proteção contra inflação
Outro ponto bem positivo para o investidor do setor imobiliário é que ele não tem prejuízos com a inflação.
A inflação prejudica quase todo tipo de investidor, mas no mercado imobiliário isso raramente acontece porque ele acompanha a inflação.
Isso acontece porque quando os preços dos produtos sobem de forma geral originando a inflação, naturalmente os valores dos imóveis também se elevam mantendo o poder de compra ao longo do tempo.
Para os investidores isso é uma grande proteção contra a inflação, pois não perdem o seu investimento mantendo-o praticamente intacto.
Alavancagem financeira
Você não tem dinheiro para investir e pretende utilizar a opção de fazer empréstimos para o financiamento de um ou mais imóveis.
Estudando minuciosamente o mercado e os imóveis que você pretende adquirir e fazendo empréstimos para investir no mercado imobiliário, as chances de uma alavancagem financeira são muito boas, pois como já dissemos, a tendência dos valores dos imóveis é só aumentar com o tempo.
Assim a compra do imóvel no período do empréstimo é X valor e daqui um ano será 2X valor, ou seja, o seu ROI (Retorno sobre Investimento) será bem maior.
Mas também pode acontecer de ter prejuízo com a queda do valor do imóvel ocasionando dívida, apesar do risco ser bem menor.
Possibilidades de benefícios fiscais
Dependendo da situação do país, da legislação fiscal vigente e de outras circunstâncias, o investidor pode ter benefícios fiscais como isenção ou descontos como taxas de gerenciamento e manutenção, juros da hipoteca, impostos sobre a propriedade, seguro, depreciação, impostos, etc.
Reduzindo todos esses custos, você teria uma diminuição nos custos para fazer investimentos e elevaria o seu retorno líquido.
Qual tipo de imóvel eu devo investir no mercado imobiliário?
Existem uma gama de estilos de imóveis que você pode investir.
Ao realizar a sua pesquisa, verifique qual desses tipos de imóveis se encaixa melhor em seu perfil e em suas características.
Clique no artigo a seguir e conheça quais os principais tipos de imóveis e suas características únicas que você pode investir.
Os desafios de investir no mercado imobiliário
Sabemos que nem tudo são flores no mercado de investimentos, pois o custo de aquisição de imóveis são bastante elevados, além dos seus impostos, manutenções, juros, etc.
Assim é necessário ter um bom capital para iniciar, mas isso nem sempre é viável e a forma é recorrer a empréstimos, o que nem sempre é cômodo.
Se o investidor decidir alugar seu imóvel ou imóveis, ele deve considerar que isso vai exigir muitos gastos em manutenção do imóvel e também a gestão de contratos de locação e a seleção de inquilinos.
Assim como qualquer outro mercado de investimentos, o mercado imobiliário é afetado por fatores psicológicos, sociais, políticos, econômicos, juros, etc.
Por isso olhando por essa ótica é um desafio investir nesse mercado, mas está longe de ser impossível caso você tenha os recursos e o planejamento correto.
Consulte um profissional
Mesmo que você faça a sua pesquisa ou que já tenha estudado ou feito um curso sobre o mercado, é recomendável consultar um profissional experiente do mercado imobiliário.
Dessa forma você vai ser orientado da melhor forma para fazer os seus investimentos com o menor risco possível.
Por você ser novo no mercado, os riscos de fazer um investimento errado são muito altos, por mais que você pesquise e por mais que o mercado imobiliário ofereça riscos baixos.
Considerações finais sobre Mercado Imobiliário 2023 – Vale a pena investir?
Esse mercado é uma ótima opção para quem deseja alavancar os seus investimentos, ter rentabilidade, ter proteção contra inflação e diversificar o portifólio.
Também é uma boa opção para quem está iniciando justamente pelo baixo risco, porém deve-se atentar aos riscos que sempre existem e aos recursos financeiros.
É fundamental analisar o mercado juntamente com um profissional contratado antes de tomar alguma decisão.