Os 6 melhores tipos de imóveis para investir em 2023
Existem alguns tipos de imóveis que são excelentes formas de investimentos para conseguir ter uma rentabilização a longo prazo.
E é exatamente isso que iremos abordar nesse artigo, alguns dos melhores tipos de imóveis para investir.
Estabilidade e segurança são palavras que define o mercado imobiliário há muitos anos.
E o investidor busca justamente essas palavras para a rentabilização do seu negócio de médio a longo prazo.
Por isso, se você está buscando investimento no mercado imobiliário, separamos os 6 melhores tipos de imóveis, cada qual com o seu perfil e características únicas que tem formas diferentes de investimentos e rentabilidades.
1 – Imóveis residenciais
Imóveis residenciais são os principais tipos de imóveis para investir, sendo algo básico para qualquer pessoa, pois são moradias.
Todo mundo precisa de uma casa, apartamento, sobrado, kitnet para morar, e a sua demanda é bem grande.
Investir em imóveis residenciais para vender ou alugar são ótimas opções para a rentabilização a longo prazo.
A valorização desses imóveis principalmente nas cidades são bem elevadas devido a pontos comerciais, e quanto mais populosa, maior o seu preço.
2 – Imóveis comerciais
Os imóveis comerciais tem uma valorização mais elevada do que os imóveis residenciais justamente por serem locais de comércio onde seus aluguéis são mais altos do que os aluguéis dos imóveis residenciais.
Imóveis para empresas ou comércios como escritórios, salas ou lojas comerciais, galpões, etc tem valores mais altos do que imóveis residenciais tanto para aluguéis como aquisições definitivas.
Por esse motivo, pode ser mais interessante escolher essa opção de investimento, pois você poderia ter uma lucratividade maior.
Porém, a desvantagem é que existem bem menos opções de imóveis comerciais do que os residenciais, e se você quiser adquirir um acervo maior de imóveis, os residenciais poderiam ser a melhor opção.
É preciso pesquisar e analisar o mercado, a região e opções individuais dos imóveis para tomar a melhor decisão.
3 – Imóveis industriais
Geralmente quem investe em imóveis industriais são investidores mais aventureiros que conhecem bem o mercado, experientes e tem mais recursos financeiros, apesar desses tipos de imóveis serem um maior risco dentro do mercado.
Isso acontece porque a demanda de imóveis para indústrias como galpões, armazéns, fábricas, terrenos para maquinários, etc, depende muito do desempenho da economia e da indústria.
Dessa forma, quando a economia sofre uma desaceleração, os imóveis industriais são afetados influenciando diretamente na rentabilidade do investimento.
Outro ponto é que a manutenção dos imóveis industriais tem o custo bem mais elevado do que de outros imóveis.
Por exemplo, dependendo do imóvel, a parte elétrica, hidráulica, o telhado, o piso, dentre vários outros, necessitam de uma mão de obra especializada e qualificada, que gera bastante custos impactando negativamente a rentabilidade do investimento.
Além disso, se apenas um inquilino ocupa todo o imóvel, existe um risco ainda maior, pois o investidor ficará refém da renda do negócio do inquilino e se caso ele enfrentar dificuldades econômicas, o investidor poderá não receber o pagamento do imóvel.
Considerado esse tipo de imóvel, por isso ele é recomendado para investidores arrojados e experientes, prontos para assumir qualquer tipo de riscos que venham a ter, pois a sua lucratividade é menor em comparação com outros tipos de imóveis e o seu potencial seja desenvolvido só a longo prazo.
4 – Terrenos
Investir em terrenos também é uma excelente opção para a rentabilização a longo prazo, pois eles tem um alto poder de valorização com o passar do tempo.
Isso acontece porque nos terrenos podem ser construído casas, prédios, indústrias, comércios, etc e dependendo do tipo de imóvel a ser construído, o investidor pode ganhar muito mais pela venda do terreno.
Se alguém investe em um terreno bem localizado próximo a comércios importantes dentro de um centro urbano, em pouco tempo a rentabilidade do imóvel aumentará consideravelmente.
5 – Fundos imobiliários
Essa opção de investimento de imóveis é excelente principalmente para iniciantes, pois não entendem plenamente o mercado imobiliário e porque tem um custo de investimento mais baixo.
Para quem tem interesse em investir em fundos imobiliários é importante entender que não é necessário adquirir um imóvel, é preciso apenas investir os seus recursos financeiros no mercado imobiliário juntamente com um conjunto de investidores ou “condomínio”.
A gestão desse modelo de investimento é bastante profissional onde um gestor que tem experiência no mercado imobiliário fica responsável por administrar os recursos dos investidores menos experientes e investe de uma forma que seja cuidadosa e ao mesmo tempo inteligente e estratégica para todo o condomínio para obter uma boa lucratividade.
Os recursos aplicados podem gerar uma excelente renda onde os resultados obtidos são distribuídos de acordo com o investimento de cada um.
6 – Imóveis para locação por temporada
Investimentos em imóveis para locação por temporada também é uma excelente forma de rentabilização até de curto prazo por envolver períodos curtos.
Festas e eventos em finais de semanas, feriados ou férias que ocorrem em casas de praias, sítios, apartamentos em cidades turísticas, grandes fazendas, grandes salões, etc geram uma rentabilidade superior aos imóveis residenciais por serem de curto período.
Considerações finais sobre os 6 melhores tipos de imóveis para investir em 2023
Se você está decidido a investir no mercado imobiliário, avalie de forma cautelosa qual desses 6 tipos de imóveis seria mais apropriado em seu caso.
Cada tipo de imóvel tem a sua característica sendo único e por isso é necessário fazer uma pesquisa minuciosa.
Se necessário consulte um profissional do mercado imobiliário para te orientar da melhor maneira possível.