Nasa – Benefícios e Desafios
Você sabe o que a tragédia do ônibus espacial Challenger, o que aconteceu em 20 de janeiro de 1969 e Neil Armstrong tem em comum? Isso mesmo, a NASA!!
A NASA vem liderando a exploração espacial há mais de cinco décadas, e seus projetos futuros parecem ainda mais ambiciosos e empolgantes.
Da possibilidade de enviar astronautas a Marte, ao desenvolvimento de um novo e revolucionário foguete que poderia nos levar de volta à Lua, à exploração das profundezas desconhecidas do sistema solar exterior, os futuros projetos da NASA estão ampliando os limites do que é possível na exploração espacial.
Com os avanços da tecnologia e o aumento do financiamento de fontes governamentais e privadas, o céu é verdadeiramente o limite quando se trata do que a NASA pode alcançar nos próximos anos.
À medida que a humanidade embarca em uma nova era de exploração espacial, os futuros projetos da NASA certamente estarão no centro de tudo isso.
Visão geral da Nasa
A Nasa tem como objetivo compreender mais o nosso universo e seus astros e também explorá-los de acordo com as suas limitações.
Claro que é muito mais “fácil” explorar e entender a Lua e Marte por exemplo do que sair do sistema solar e tentar conhecer outros planetas e galáxias, mesmo com os mais potentes telescópios.
Projetos atuais e futuros da Nasa
A Nasa pretende investir pesado em projetos de exploração espacial em breve. Vamos dar alguns exemplos de quais são esses projetos:
1 – Robô mutante:
A Nasa pretende lançar um tipo de robô drone mutante no espaço, nos planetas e luas para acessar locais de difícil acesso e explorá-los.
Seu nome é ‘Shapeshifter”, um robô anfíbio voador que exploraria locais distantes no universo transformando e adaptando de acordo com o ambiente como mergulhar, nadar, flutuar nas águas, rolar no solo e vasculhar cavernas.
2 – Lanterna lunar
O objetivo da pequena espaçonave Lanterna lunar é captar informações do gelo que a Nasa acredita que está nas profundezas das crateras da Lua.
A espaçonave pesquisaria gelos nas crateras que estão escondidos nas regiões escuras do Polo Sul, além de conhecer mais o ambiente da Lua, os raios solares que chegam no satélite, cometas que o atingem, etc.
3 – Novos trajes espaciais
Depois de pelo menos 40 anos, a Nasa substituirá os atuais trajes espaciais por novos trajes super inteligentes, mais leves e bem mais resistentes.
Por serem mais leves, com uma ideia inicial de apenas 54 Kg, permitirão uma maior mobilidade e os aparelhos para comunicação com a Terra serão mais aprimorados.
4 – Abastecimento espacial
A Nasa tem um projeto fantástico em criar combustível espacial através da luz concentrada do Sol convertendo asteroides em “motores propulsores” para impulsionar os foguetes.
Missão de astronautas a Marte
Segundo o projeto da Nasa, a missão levaria de 440 a 500 dias, ida e volta para a missão completa. A nave seria uma espécie de moradia espacial por cerca de 2 meses onde os astronautas teriam acesso a cerca de 25 toneladas de suprimentos e aparelhos tecnológicos.
Seria três ou quatro astronautas explorando o planeta vermelho, onde parte sairia para explorar o planeta e os outros ficariam dentro da nave para manter contato com a Terra.
Existem ainda alguns desafios a serem resolvidos como:
- Questão financeira que a missão custaria, o cálculo é por volta de US$ 20 bilhões
- Tecnologia avançada para uma missão tão complexa como essa
- Gravidade do planeta vermelho que é cerca de 1/3 da Terra
Desenvolvimento de um novo e poderoso foguete para o Programa Artemis
O programa Artemis da Nasa tem o objetivo futuro de enviar uma mulher e uma pessoa negra para a Lua.
Antes disso, por volta de 2024, o programa vai enviar um foguete poderoso até a Lua, mas sem que os astronautas pisem nela. Isso ocorrerá de 2025 em diante, quando outro foguete ainda mais revolucionário levará astronautas para que pisem na Lua.
Além de construir uma base na Lua, uma estação espacial chamada Gateway, a Nasa pretende fazer testes e ensaios para pisar em Marte.
Explorando além do sistema solar com o James Webb
A Nasa substituiu o poderoso e famoso telescópio Hubble pelo ainda mais fantástico e moderno James Webb.
Esse mais novo telescópio foi lançado em 25 de dezembro de 2021 na Guiana Francesa e chegou ao seu destino um mês depois a um milhão e meio de quilômetros da Terra.
A Nasa espera explorar e entender as mais profundezas estruturas de formação de outros sistemas solares e do Universo como um todo com esse super potente telescópio.
Ela também pretende entender vários outros mistérios que compõe o nosso universo.
Os benefícios da exploração do espaço
A exploração espacial exige uma tecnologia de ponta para entender o espaço e a própria Terra. E o que foi feito primeiramente para explorar o espaço, acabou sendo de muita valia para a nossa rotina e ajuda autoridades a agir para resolver algum problema na Terra.
Todas essas criações para explorar o espaço ajudou na lucratividade do mercado financeiro do planeta e deixou a vida mais fácil.
Inúmeros satélites, sondas espaciais, telescópios e outros meios foram criados para a exploração espacial e consequentemente se tornaram benefícios para nós como:
Comunicações:
Através de comunicações de ligações de celulares, pela internet, etc
Segurança nas pistas de pouso:
Para ter mais segurança para pousar os seus ônibus espaciais, a Nasa criou pequenas ranhuras nas pistas de pousos para evitar acuaplanagem e isso foi transferido para os aeroportos em todo o mundo.
Previsão do tempo:
Informações a respeito de previsão do tempo como tempestades, calor intenso, furacões, etc
Câmera no celular:
Para colocar câmeras em sondas espaciais, a Nasa desenvolveu câmeras compactas para aclopar nos aparelhos e isso gerou ideias para colocar nos aparelhos de celulares.
Conhecimento de problemas em regiões:
Conhecimentos de regiões onde há desmatamento, seca, etc
GPS:
A ideia do GPS veio com o lançamento do Satélite Sputnik e hoje esse sistema é indispensável para a nossa vida, principalmente no trânsito.
Trajes de compressão para grávidas:
Astronautas usam um traje comprimido contra a gravidade e ele foi adaptado para as gestantes que estão dando a luz reduzindo as mortes em mais de 50% na hora do parto.
Termômetros infravermelhos:
Esses termômetros foram criados para medir a temperatura de corpos celestes através da sua radiação eletromagnética emitida pela sua superfície.
Assim foi criado e adaptado um termômetro infravermelho auricular para bebês que pode ser comprado em qualquer farmácia.
Desafios da exploração do espaço
Não há apenas benefícios na exploração espacial, mas também tem as suas dificuldades e desafios que no momento alguns desses são impossíveis de solucionar, vamos ver alguns:
Energia
É preciso de uma grande demanda de energia para explorar o espaço por algum tempo, sendo necessário muita energia para alimentar os motores do foguete, e isso não ficaria é barato.
Suprimentos e peso
A quantidade de suprimentos a ser levados em uma viagem “próxima” como Marte por exemplo também seria outro desafio.
A viagem duraria no mínimo de 1 a 5 anos sendo necessário muito suprimento durante esse tempo e ainda resolver a questão da validade dos produtos.
O peso dos suprimentos seria gigantesco. Pesquisas já estão analisando e algumas já calcularam que no mínimo seria 25 toneladas incluindo alimentos e aparelhos tecnológicos.
Seria várias toneladas ocupando muito espaço e pesando significativamente o foguete.
Parada de emergência
A ida para um corpo celeste como Marte por exemplo, pode acontecer alguns imprevistos como um dano técnico no foguete ou alguém da equipe adoecer e isso necessitaria de uma parada técnica ou de emergência em uma base como pensam em fazer na Lua por exemplo.
Mas em outro corpo celeste ainda não tem essa tecnologia e isso seria impossível fazer uma parada ou voltar para trás.
Gravidade
A gravidade também é outro desafio, pois pode causar vários problemas de saúde na massa muscular, óssea e encefálica (cérebro) e podem ser danos irreversíveis.
O organismo é impactado pela falta da gravidade, o peso é alterado por meses lá no espaço e quando volta para a gravidade aqui na Terra, o organismo vai ter que voltar a adaptar ao que era.
Outro problema é a radiação espacial que é invisível e tem efeitos cancerígenos, e que pode afetar o sistema nervoso central e causar vários outros danos no organismo e até no comportamento.
Lixo espacial
O lixo espacial também pode prejudicar a viagem no espaço, pois contém mais de 170 milhões de detritos espaciais que estão voando a mais de 280 mil km/h.
Qualquer um desses detritos, mesmo pequenos como uma bola de baseball, atingindo um foguete a essa velocidade, a destruição será total.
Benefícios do aumento do financiamento espacial
Financiar e investir mais em novas tecnologias ajudaria a Nasa a descobrir novas formas de exploração espacial e sucessivamente alavancar mercados potencialmente viáveis em nosso planeta.
Essas tecnologias futuramente também vai impactar o nosso dia a dia, e isso seria vantajoso.
Vários parceiros estão dispostos a entrar juntamente com a Nasa e ajudar a financiar infindáveis programas de pesquisas a preços exorbitantes. Isso a longo prazo beneficiará ao planeta inteiro.