O mistério dos animais que sentem terremotos antes dos humanos
Esse foi um dos terremotos mais fortes das últimas décadas matando mais de 20 mil pessoas na Turquia, e ainda deixou um mistério no ar.
Muitos animais ficaram muito agitados um pouco antes do terremoto segundo pessoas relataram.
Animais como cachorros, gatos, pássaros e cavalos tem sentidos muito mais apurados do que os humanos pois a sua sensibilidade é intensa.
A ciência ainda não comprovou essa tese, porém estudos e várias pessoas já analisaram comportamentos incomuns dos bichinhos antes de terremotos.
Também existem relatos que os animais vão para algum lugar mais alto para se proteger ou se escondem em um lugar mais resistente pouco antes do terremoto ocorrer.
Muitas pessoas já relataram por exemplo que os pássaros começam a formar grupos para se protegerem, cachorros latem sem parar, cobras saem das suas tocas, ovelhas ficam perdidas no meio do rebanho, as vacas paralisam, tudo antes de algum tremor mais intenso.
Alguns pesquisadores afirmaram que alguns animais mudaram de comportamento 45 minutos antes do terremoto na Itália.
Os animais sentem terremotos antes das máquinas sísmicas?
Muitos acreditam que os animais sejam as melhores máquinas para sentir terremotos, até mais do que as máquinas criadas pelo homem, porém ainda não se tem plena certeza disso.
Porém, algumas fazendas na Itália onde ocorre fortes tremores relataram que vão fazer testes com animais para darem “avisos” um pouco antes dos terremotos ocorrerem.
Essa grande capacidade natural de sentir vibrações podem fazer com que os animais emitam alertas incomuns.
As ondas de energia que surgem antes do terremoto ocorrer e que passam pela terra e atinge os animais são imperceptíveis ao ser humano.
Porque ainda é incerto dizer que os animais sentem terremotos antes dos humanos?
Por mais que pareça verdadeiro que os animais sentem abalos sísmicos antes de nós, a ciência ainda não comprovou essa teoria.
O que existem são relatos de pessoas e estudos que observaram reações estranhas nesses animais.
E outro ponto interessante é que os animais também são sensíveis a mudanças climáticas e pressão atmosfera fazendo com que possam mudar o seu comportamento nessas situações também quando um terremoto ocorrer.
Também não existe uma explicação detalhada e direta sobre o funcionamento do mecanismo de reação dos animais antes dos humanos.
Uma pista valiosa para o futuro
Mesmo que não seja comprovado cientificamente essa eficácia dos animais de “prever” terremotos antes de nós, meros seres humanos, é importante não descartar totalmente essa maravilhosa característica dos animais.
Essa sensibilidade pode render muitos frutos no futuro, pois já é uma pista para estudos científicos.
Os cientistas podem estudar essa característica dos animais e tentar entender o funcionamento dos terremotos e também como prever quando vão ocorrer.