Seria uma boa ideia Tesla construir fábrica na Amazônia ? – O que isso significaria para a empresa e para a região?

Você já deve ter ouvido falar que a Tesla, a inovadora montadora norte-americana pode estar construindo uma fábrica na Amazônia, e teve uma época que o atual presidente brasileiro falava muito dos benefícios dos veículos elétricos.

O que você pode não ter ouvido falar é que isso pode significar grandes coisas para a Tesla, CEO Elon Musk, para a região da Amazônia e porque não para o Brasil de forma geral? E isso nos próximos anos.

Vamos dar uma olhada em como essa fábrica pode ser e como ela mudará o cenário da inovação empresarial no século XXI.

Seria uma boa ideia Tesla construir fábrica na Amazônia ? - O que significaria para a empresa e para a região?
Imagem Pixabay – Seria uma boa ideia Tesla construir fábrica na Amazônia ? – O que significaria para a empresa e para a região?

O projeto de Elon Musk e da sua empresa milionária Tesla

Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, bilionário de quase US$ 250 bilhões anunciou planos para construir uma fábrica na Amazônia.

A ideia foi levantada pela primeira vez pelo presidente brasileiro Jair Bolsonaro em 27 de agosto de 2019. A ideia seria a fábrica ser construída perto da fronteira norte do Brasil com a Venezuela, que abriga algumas das maiores reservas mundiais de lítio.

Musk também planeja criar um local de mineração próximo que extrairá minério de baixo da superfície. Ele espera que este novo local forneça os recursos necessários, bem como materiais de construção.

Os planos ainda estão em seus estágios iniciais, mas podem ter um impacto imenso nos empreendimentos futuros da Tesla. Em primeiro lugar, esse movimento pode aumentar a demanda por ações da TESLA se os investidores acreditarem que isso pode significar ganhos mais altos ou oportunidades futuras.

Em segundo lugar, daria a eles mais autonomia para atender à demanda cada vez maior por matérias-primas como lítio e cobre.

As vantagens de construir uma fábrica na Amazônia

Há uma série de benefícios em construir uma fábrica na China, mas há ainda mais benefícios em construir uma na Amazônia.

Uma delas é que estará mais próximo das matérias-primas de que a Tesla precisa como uma produção gigantesca de baterias, um marketing bem forte da região que é bem conhecida pelo mundo.

Outra é que isso geraria empregos para as pessoas que moram lá e criaria um impacto econômico, o que poderia estimular o crescimento por conta própria. Também já existem estradas, linhas elétricas e outras infraestruturas instaladas nas proximidades.

O custo do terreno seria muito menor do que eles precisariam pagar na China, e os custos de construção provavelmente também seriam mais baratos. Um projeto como esse pode ajudar a transformar toda a área em um centro de engenharia ou usina de manufatura.

Os desafios de construir uma fábrica na Amazônia

O maior problema de construir uma fábrica na Amazônia é que não há rede elétrica.

Se uma fábrica for construída, ela precisará ser alimentada por painéis solares ou geradores. Mas isso representa um problema porque essas fontes de energia não são confiáveis.

Não é possível prever quanto sol ou vento haverá em um determinado dia e isso pode levar a paralisações em horários inconvenientes. Para evitar isso, a Tesla pode ter que investir pesadamente em armazenamento de bateria, o que tornaria seus preços mais altos do que atualmente.

Outro desafio é encontrar trabalhadores. Embora o Brasil tenha uma população de cerca de 208 milhões de pessoas, menos de 5% vivem perto de Manaus, onde a fábrica em potencial estaria localizada.

Também tem a questão do desmatamento que muitos discutem e não são a favor, pois sendo uma gigante do mundo, ela sem dúvidas desmataria em um grau muito elevado.

O impacto potencial no preço das ações da Tesla

O preço das ações da Tesla pode ter um salto de curto prazo, pois isso ajudará a fornecer mais segurança aos investidores.

A Tesla tem lutado financeiramente ultimamente, com os preços das ações caindo mais de 40% desde o início de 2018. A empresa também anunciou recentemente que estava cortando 9% de sua força de trabalho porque precisa controlar os custos.

O resultado desses problemas financeiros é que não está claro quanto dinheiro a Tesla pode gastar em custos, como construir uma nova fábrica.

No entanto, se eles pudessem construir um na Amazônia, haveria menos pressão sobre eles. Alguns analistas já previram que isso significaria que eles seriam capazes de fabricar e vender ainda mais carros elétricos do que antes, o que tornaria a Tesla um concorrente ainda maior no setor.

Tesla conseguirá cumprir o seu objetivo?

A Tesla deixou claro que sua missão é acelerar a transição mundial para energia e transporte sustentáveis.

Com este plano, a Tesla pode estar a caminho de cumprir esse objetivo. Ele também tem muitos outros benefícios, incluindo custos de transporte reduzidos e uma nova fonte de energia renovável. E a desvantagem?

Este plano ainda depende fortemente de combustíveis fósseis e, portanto, pode não satisfazer aqueles que desejam que a Tesla se concentre mais em fontes de energia limpa, como solar ou eólica.

Ainda assim, levará muitos anos até que essas fontes alternativas de energia possam fornecer eletricidade suficiente para sustentar a população global. E se não começarmos a investir neles agora, eles nunca se tornarão opções viáveis.

De qualquer forma, esse projeto de Elon Musk e da Tesla provavelmente não sairá tão cedo do papel, levará anos. Depende de vários fatores como já vimos nesse artigo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.