Como viajar barato? Veja 16 dicas
Como viajar barato? Viajar é tudo de bom não é verdade? Imagine conhecer lugares novos e paradisíacos como litorais, praias, ilhas, cachoeiras, grandes florestas, cidades históricas, museus, etc, e pagando bem em conta, seria excelente não é?
Temos que aproveitar a vida e conhecer o máximo de lugares incríveis possíveis em nosso país e porque não, pelo mundo. Apreciar culturas, idiomas, sotaques e comidas diferentes nos faz pessoas melhores, mais confiantes e mais ricas em sentido intelectual.
Por isso vamos passar algumas dicas de como viajar barato, para facilitar para você que tem muita vontade de explorar o mundo.
1 – Faça um planejamento antes de viajar
Antes de fazer aquela viagem, mesmo que seja dos sonhos, é bom você pesquisar bastante sobre o lugar, passagens. restaurantes, pontos turísticos, hotéis, hospedagens, aluguéis de carros, etc e aí anotar tudo.
É imprescindível fazer um planejamento ideal para a viagem com uns 3 meses de antecedência, isso ajuda muito na economia. Fique de olho também nos descontos das passagens durante esse tempo, fique sempre de olho.
2 – Fique atento as promoções de passagens
Faça uma pesquisa recorrente aos sites de viagens para ver se as passagens estão sofrendo reajustes.
Verifique em vários sites ao mesmo tempo e compare os valores, isso fora de feriado, nas épocas de baixa temporada. Faça isso várias vezes na semana.
3 – Fique alerta nos preços que chegam no e-mail ou no app de viagens
Se inscreva ou cadastre nos sites de viagens e eles sempre te alertarão através de e-mails sobre os destinos que estarão em promoções, principalmente aquele destino que você está buscando.
Baixe também os aplicativos dos sites e as notificações das viagens promocionais sempre aparecerão em seu dispositivo.
4 – Compare o preço de voos
Sempre compare os preços dos sites que você está buscando o seu destino.
Veja o melhor preço que se encaixa em seu orçamento em sites de comparador de passagens como o Kayak (https://www.kayak.com.br/) e Voopter (https://voopter.com.br/), dessa forma você vai encontrar um caminho para viajar mais barato.
5 – Tente ir na baixa temporada
Geralmente viajar na baixa temporada oferece muitas vantagens, principalmente se o lugar é bastante concorrido.
Viajar na baixa temporada é ir em locais em períodos menos visitados do que o normal como por exemplo em praias em épocas menos quentes que é de março a junho/julho e que geralmente é bastante movimentadas de setembro a fevereiro onde o verão é intenso.
As vantagens da baixa temporada são as passagens e as hospedagens que estão em um preço bem mais em conta do que na alta temporada.
6 – Viaje de transporte público, ônibus ou trem se possível
Viajar de ônibus ou trem são ótimas formas de curtir uma viagem. Olhar pela janela as paisagens, fazer paradas para comer aquela refeição com um gosto diferente e tirar alguns cochilos durante a viagem também é muito bom.
Todos esses são prazeres que uma viagem com um custo barato pode proporcionar.
7 – Use milhas
Escolha e cadastre em programas de fidelidade onde você tem um histórico de consumo para ganhar benefícios como passagens aéreas gratuitas e vários outros serviços e vá acumulando pontos ou milhas ao fazer compras.
Utilize principalmente o cartão de crédito para gerar pontos ou milhas para o seu banco e depois troque por passagens aéreas sem pagar nada. Para facilitar, tente comprar apenas em um único cartão no melhor programa de pontos.
8 – Passeie nos pontos turísticos gratuitos
Faça uma pesquisa e visite pontos turísticos gratuitos em determinados dias da semana. Em qualquer lugar tem dias da semana que você pode visitar alguns pontos turísticos a vontade sem pagar nada.
9 – Compre em feiras e mercados
Escolha feiras e mercados para comprar a sua comida, pois geralmente fica bem mais em conta do que em restaurantes.
Se você ficar em uma hospedagem que dá para cozinhar, faça a sua própria comida onde fica bem mais barato do que comer em restaurantes caros.
10 – Durante a viagem, durma no ônibus a noite em vez de um hotel
Se você preferir viajar de ônibus ou trem, aproveite para passar a noite nesses veículos e economize uma boa nota.
Pagar uma ou mais noite em um hotel ou hospedagem pode fazer toda a diferença em seu orçamento quando você precisa fazer outras coisas na viagem e precisa economizar. Isso tudo vai depender das suas prioridades na viagem.
11 – Seja criativo ao escolher pontos turísticos nos lugares da viagem (tem pontos para visitar que são baratos ou até mesmo gratuitos)
Pesquise lugares menos turísticos ou visitados no local que você irá viajar. Você pode se surpreender ao encontrar lugares incríveis e pouco buscados onde com certeza vai ser bem mais barato.
Vale a pena buscar esses lugares e ajuda bastante em sua viagem que vai ficar mais barata.
12 – Se for com os amigos, divida os gastos
Se você for com uma turma de amigos, converse com eles para dividir os gastos dos restaurantes, hospedagens, aluguel de carro, etc. Isso vai ajudar na economia da viagem.
13 – Evite cartão de crédito
Se puder leve dinheiro em nota para a viagem e evite o cartão de crédito, pois é muito fácil você comprar mais do que o necessário.
Por isso é vital você fazer o planejamento antes de viajar e anotar todos os gastos, levando o dinheiro planejado ou um pouco mais para fins de imprevisto.
14 – Pesquise ao máximo sobre o destino
Pesquise tudo e mais um pouco sobre o destino da viagem, pontos turísticos, restaurantes, mercados, hospedagens, hotéis, táxis, aluguéis de carros em geral e coloque tudo na ponta do lápis para fazer uma viagem mais equilibrada de acordo com as suas finanças.
15 – Elabore um gasto diário
Para ter ainda mais controle sobre os seus gastos é importante você colocar um teto diário de gastos sobre o orçamento geral que você planejou para a viagem.
Isso irá te ajudar a aproveitar mais a viagem com economia e sem preocupação, se irá ter dinheiro para os próximos dias.
16 – Alugue um hostel
Alugar um hostel fica muito mais barato do que alugar um quarto em um hotel ou hospedagem.
Você pode dividir um quarto com várias pessoas e dividir o valor do quarto pagando várias vezes menos. Se você quiser viajar mais barato pode compensar alugando um hostel.
Pingback: 16 razões para viajar para Argentina pelo menos uma vez na vida - RevistaWeb